Sempre Um Papo recebe Marcia Tiburi, em Tiradentes

0 Comentários

29/09/2014 às 21:34

MARCIA TIBURI, escritora e filósofa, é a convidada do Sempre Um Papo para o debate e o lançamento do livro “Filosofia Prática – Ética, Vida Cotidiana, Vida Virtual” (Editora Record).  Na obra, a autora mostra como a filosofia pode nos ajudar a refletir sobre nossas decisões cotidianas. O evento acorre no dia 24 de outubro, sexta-feira, às 19h30, no Museu de Sant’Ana – Rua Direita, 93 – Entrada pela Rua da Cadeia – Centro Histórico de Tiradentes. A entrada é gratuita.

O evento integra a série de 25 encontros patrocinados pela Petrobras, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, que o projeto realiza no segundo semestre de 2014, em Belo Horizonte e 11 cidades do interior do Estado: Nova Lima, Betim, Sarzedo, Tiradentes, Montes Claros, Brumadinho, Ibirité, Juiz de Fora, Mário Campos, Contagem e Uberlândia. Todos os encontros com os escritores serão gravados e posteriormente disponibilizados no site www.sempreumpapo.com.br. O projeto conta com o apoio do Itaú.

Em “Filosofia Prática, Marcia Tiburi explica o que é a ética e como ela pode ser pensada no século XXI, em que as redes sociais, como Facebook e Twitter, nos dão a ilusão de anonimato e ao mesmo tempo abole as fronteiras da privacidade. A fim de provar como a ética pensada por filósofos antigos, como Platão e Espinosa, é relevante nos dias atuais, Tiburi seleciona exemplos de filmes, livros, publicidade, notícias recentes e acontecimentos do mundo político para mostrar como é possível falar sobre temas complexos de maneira que todos compreendam.

 

“Filosofia Prática”, por Norval Baitello Junior

 

Caro futuro leitor do presente livro, atenção para a preciosidade que você tem em mãos! Uma Filosofia prática, escrita do jeito que a gente conversa, sem rebuscadas e contorcidas palavras, mas também sem papas na língua, sem medo de dizer as coisas que precisam ser ditas com todas as letras!

 

E como há coisas que precisam ser ditas nesse nosso tempo estranho e perverso (pra dizer o mínimo)! Marcia Tiburi não apenas traz diretamente o duro diagnóstico (como, por exemplo, a bela imagem dos carros marchando lentamente em nossas cidades engarrafadas, como em uma marcha fúnebre gigantesca), mas também aponta as causas das patologias do nosso tempo. E quantas patologias nos afetam a vida!

 

Enumero apenas algumas, para que o caro futuro leitor tenha uma ideia do amplo espectro do pensamento que aqui se apresenta: “a banalidade do mal”, “a produção social da ignorância e da burrice”, “o empobrecimento da experiência na comunicação de massa”, “o vazio do pensamento”, “o pseudolazer do hobby e do consumo”, “o poder de matar o outro por desqualificação e apagamento” (este que motiva tanto a corrupção dos nossos políticos, com sua capacidade de apagar os cidadãos por considerá-los menos espertos, ou também o poder das máquinas de governo de sentenciar a morte de milhões por simples entrega nas mãos do chamado mercado).

Isto pra nem tocar nos poderosos cultos atuais aos celulares, aos facebooks e aos twitters, que se transformaram nas orações de todas as horas e de todos os lugares. Disse um dia o pensador Günther Anders (que por acaso foi casado com a notável Hannah Arendt, uma das interlocutoras de Marcia Tiburi no presente livro) que a primeira marca do apocalipse é deixar-nos cegos ao próprio apocalipse. Pois a leitura do presente livro constitui uma eficaz vacina contra tal cegueira (ou surdez).

 

“FILOSOFIA PRÁTICA – ÉTICA, VIDA COTIDIANA, VIDA VIRTUAL” (Editora Record) – Formato: 14×21; 320 páginas; R$ 35,00

 

Marcia Tiburi é graduada em Filosofia e Artes e mestre doutora em Filosofia. Tem diversos livros publicados na área, entre eles Filosofia em comum (Record, 2008) e Olho de vidro – a televisão e o estado de exceção da imagem (Record, 2011). Autora do romance Magnólia (Bertrand, 2005) e de Era meu esse rosto (Record, 2012), finalistas dos prêmios Jabuti e Portugal Telecom, é colunista da revista Cult e professora de filosofia, tendo ensinado em várias universidades.

 

 

Sempre Um Papo

Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 28 anos, o “Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5.000 eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”.

 

 

Serviço

Sempre Um Papo com Marcia Tiburi

Data: 24 de outubro, sexta-feira, às 19h30

Local: Museu de Santana- Rua Direita, 93 – Entrada pela Rua da Cadeia – Centro Histórico de Tiradentes.

Informações: (31) 3261.1501– www.sempreumpapo.com.br

 

Informações para a imprensa:

Coord. Comunicação – Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br – (31) 9204.6367 / 3261.1501

Jornalismo: Fred Silva – fred@sempreumpapo.com.br – (31) 3261-1501 / (31) 9347-6586

 

 

 



Envie seu Comentário

Seu email não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

1 + 4 =