Exposição Oratórios Afro-brasileiros

0 Comentários

19/10/2021 às 12:48

A forte espiritualidade africana atravessou o Atlântico, com os negros traficados, e escalou as montanhas de Minas Gerais. O legado foi a construção de um sincretismo religioso que, desde o período colonial, se faz presente em objetos de fé que fundem evocações e crenças e buscam incorporar a alma africana. Na exposição “Objetos de Fé Afro-brasileiros”, que o Museu de Sant’Ana inaugura no sábado (09/10), oratórios em diversos formatos e materiais traduzem essa sinergia construída pelo encontro de culturas dos povos formadores do Brasil. A mostra fica em cartaz no foyer do Museu de Sant’Ana, que é localizado em Tiradentes (MG), com entrada gratuita, até o dia 10 de janeiro de 2022.
Com curadoria de Angela Gutierrez, presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, que faz a gestão do Museu Sant’Ana, a exposição traz peças que estiveram onipresentes no espaço colonial, nas casas, na algibeira, na mina e na senzala, fundindo fé e cultura.
“Os oratórios de fatura afro-brasileira em exposição nessa mostra estão em seu estado original, tal como foram encontrados nas mais variadas situações. São instalações de diversos materiais que integram a fé e a arte, numa miscigenação do barroco com a alma africana”, afirma a colecionadora Angela Gutierrez. Ela completa que estes objetos religiosos, construídos no início da formação da sociedade brasileira, podem proporcionar uma reflexão sobre como as adversidades da história uniram povos e que a africanidade é parte indissociável da cultura brasileira.
Produzidos nos mais diversos materiais e técnicas, os oratórios são originários de Minas Gerais e do Nordeste do Brasil, alguns com apenas 5 centímetros e outros que chegam a quase 2,5 metros de altura.

Serviço
Exposição “Objetos de Fé Afro-brasileiros”
Período: 09 de outubro de 2021 a 10 de janeiro de 2022
Dias e horários: quarta a segunda das 10h às 18h / *Domingo das 10h às 16h
Local: Foyer do Museu de Sant’Ana – Rua Direita, 93 (entrada pela Rua da Cadeia – Centro – Tiradentes/MG)
Site: www.museudesantana.org.br – Instagram/Facebook: @museudesantana
Ingressos para o Museu de Sant’Ana: R$10.00 (inteira) R$5.00 (meia) – Professores, estudantes, guias de turismo e moradores da cidade tem gratuidade mediante apresentação de comprovante. Encerramento da bilheteria meia hora antes dos horários de fechamento.



Envie seu Comentário

Seu email não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

8 + 2 =