“Santas Mulheres – As Heroínas da Fé” foi uma exposição realizada em 2017 em comemoração aos três anos de abertura do Museu de Sant’Ana. Nesta exposição, Maria foi representada em alguns dos seus títulos devocionais, além dela, diversas outras Santas Mulheres estiveram expostas formando um conjunto de imagens que retratam a força da figura feminina. Cada uma dessas Santas protegia contra determinado mal, zelava pelo sucesso almejado ou curava males desafiantes.
As Santas Mulheres, guiadas pela força do Cristo, representadas por mártires dos primeiros séculos do cristianismo, prontas a entregar a vida pela paixão da fé. Uma doutora da Igreja, mulher inquieta e brilhante, uma abadessa, a primeira da ordem beneditina, alma inocente e plena do amor de Deus.
E outras, muitas outras Santas Mulheres que através dos séculos vêm guiando e inspirando a jornada de milhões de devotos.
Entre as imagens que compõem esta exposição, algumas trazem a marca da mão de artistas hoje consagrados e reconhecidos que a fértil lavra dos séculos XVII, XVIII e XIX nos legou. Aqui encontramos a fatura atribuída a mestres da arte sacra brasileira como Aleijadinho, Mestre Piranga, Frei Agostinho de Jesus e Francisco Vieira Servas.
A força e a determinação destas Santas Mulheres que não se vergaram à tortura, ao fogo impiedoso, às garras dos leões ou à força da espada, não morreram com elas. Por inspiração divina, estas Mulheres Santas sobrevivem há milênios, lutando contra a desesperança, reinventando a alegria da vida e acreditando no simbolismo e na força do amor.