MUSEU DE SANT’ANA LANÇA VISITA VIRTUAL EM QUATRO IDIOMAS

19/05/2017 às 10:22

O Museu de Sant’Ana (MUS), localizado em Tiradentes – MG, lançará sua Visita Virtual em quatro idiomas – inglês, francês, espanhol e português. “Queremos, além de virtualizar o acervo, instigar a visita presencial desse visitante que está on line, em qualquer lugar do Brasil e do mundo”, diz Angela Gutierrez, presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez (ICFG), gestor do MUS. O lançamento ocorrerá durante a Semana Nacional de Museus e será celebrado com a apresentação do coral Canto Crescente, de Ouro Preto, projeto sociocultural do ICFG, que receberá o Coral VivAvoz, de Tiradentes, para participação especial. O evento será no dia 20 de maio de 2017, às 12h, com entrada gratuita, no Museu de Sant`Ana, localizado à Rua Direita, 93, no Centro Histórico.

A Visita Virtual do MUS está disponível para acesso online por computadores, tablets e smartphones, tendo sido desenvolvida em HTML5. Por meio destes canais o público poderá navegar pelas galerias do Museu, que abriga 300 imagens de Sant’Ana, sendo o único no mundo a ser dedicado à santa protetora dos lares, da família, bem como dos mineradores. “A ideia é democratizar o acervo virtualmente para quem ainda não conhece o Museu, além de dar aos visitantes presenciais um maior tempo para entendimento e assimilação do conteúdo da exposição, já que em alguns casos o seu dia de visitação está dividido entre outras atrações da cidade. Acreditamos que, no caso de grupos de escola, a visita virtual é sempre uma ferramenta de reforço e retomada dos assuntos abordados durante a visita presencial”, lembra Angela Gutierrez.

A Visita Virtual a museus é tendência mundial, sendo uma importante ferramenta de democratização de acesso a coleções e exposições. De acordo com Carla Sandim, do projeto ERA Virtual, que desenvolveu a visita, o cotidiano dos turistas, estudantes e visitantes em geral está completamente tomado pelo hábito de navegar e comunicar-se virtualmente. As visitas virtuais são uma estratégia de aproximação e interação com esse público por meio da ferramenta que está totalmente inserida em seu cotidiano: a internet. Tornou-se fundamental interagir, ao modo da primeira década do século XXI, através de um mundo virtual. “Temos duas razões que nos orientam. A primeira é de que a visita virtual é uma tentativa de comunicar aos que estão imersos na rede, de que há um mundo aqui fora para ser visto. Nos dias atuais, tanto como no início do século passado, é necessário ampliar os horizontes. Antes, a informação nem sempre estava disponível, agora, ela está amplamente disponível, mas é necessário apresenta-la de forma atrativa em meio ao mundo de frenético entretenimento. Essa é a segunda perspectiva, tornar o conteúdo do museu cativante para os que estão online”, explica Carla Sandim, que já desenvolveu a virtualização de 30 museus brasileiros.

Links para a Visita Virtual do Museu de Sant’Ana:

Português:   www.eravirtual.org/santana

Inglês:   www.eravirtual.org/santana_en

Francês:  www.eravirtual.org/santana_fr

Espanhol: www.eravirtual.org/santana_es

Museu de Sant’Ana
Instalado na antiga Cadeia Pública da cidade, as 300 imagens de Sant’Ana são de origem brasileira, de diversas regiões do país, eruditas e populares, dos mais variados estilos e técnicas, produzidas, em sua maioria, por artistas anônimos, entre os séculos XVII e XIX, em materiais diversos. As peças foram reunidas por Angela Gutierrezao longo de quatro décadas de buscas e pesquisas, sendo obras que constituem um acervo sem similar no país. Toda o acervo impressiona pela beleza, originalidade e relevância. Concebido de forma exemplar, a partir de critérios museológicos e museográficos que dialogam com a própria história do prédio da Cadeia Pública de Tiradentes, o Museu de Sant’Ana é espaço cultural de contemplação. Nolocal, estão as diversas representações de Ana, de acordo com a região, o período, o material, a mão do Santeiro e também referências da cidade de Tiradentes e da Cadeia onde o Museu está instalado.Com total acessibilidade, incluindo elevador, além das salas de exposição, o Museu conta com o espaço Largo de Sant’Ana, aberto para convivência e adequado para recepção de eventos.

Serviço: Lançamento Visita Virtual Museu de Sant’Anna
Dia 20 de maio de 2017, sábado, às 12h, entrada gratuita
Rua Direita, 93 – Entrada pela Rua da Cadeia – Centro – Tiradentes/MG
Informações: (32) 3355-2798. / www.museudesantana.org.br