Exposição Herança Africana na Arte Sacra Brasileira: Oratórios

0 Comentários

11/05/2018 às 17:01

A nova exposição do Centro Cultural Vale Maranhão, em São Luís, traz ao Maranhão coleção de oratórios produzidos por artesãos negros entre os séculos XVIII e XX

O CCVM abre nesta sexta-feira (11) a exposição Herança Africana na Arte Sacra Brasileira: Oratórios, que reúne 57 peças do acervo associado ao Museu do Oratório – Instituto Cultural Flávio Gutierrez, de Ouro Preto (MG). A abertura será realizada às 19h.

É a primeira vez que os oratórios presente na exposição são exibidos em conjunto. São obras muito diversas, dos séculos XVIII e XX, a maioria procedente de Minas Gerais e algumas da região Nordeste.

“Os oratórios reunidos nesta exposição capturam nosso olhar e nosso espírito pela originalidade, pela beleza e pelos tantos significados que carregam. Os artistas negros que os esculpiram, cuja identidade já não é possível recuperar, deixaram em cada peça a marca de sua cultura de origem, produziram uma releitura de padrões estéticos que não eram os seus e os transformaram definitivamente. Temos a satisfação de receber um conjunto de oratórios tão especiais e raros”, disse Paula Porta, diretora e curadora do CCVM.

Os materiais mais simples e corriqueiros por eles utilizados, as dificuldades de realização pela escassez de instrumentos de esculpir, a liberdade expressiva que se nota nas pinturas e ornamentações, a religiosidade reprimida e intimista, são alguns aspectos que o olhar perspicaz da curadora Angela Gutierrez, grande conhecedora da arte sacra brasileira, identifica nessas peças.

A curadora destaca que a mostra é um chamado a reconhecer a importância do negro na formação da cultura brasileira.

“A arte sacra brasileira retrata esta influência com beleza e singularidade. Não se entende o Brasil sem reconhecer a força, a originalidade e a grandeza do negro em nossa formação. O rico patrimônio artístico e cultural do país tem uma fonte inesgotável de inspiração nas raízes africanas. Temos a África dentro de nós“, afirma.

A exposição Herança Africana na Arte Sacra Brasileira: Oratórios faz parte da programação do ano Beleza Pura, que celebra a grandeza do negro na cultura brasileira. É uma homenagem ao povo negro do Maranhão e ao legado de tantos artistas anônimos afro-brasileiros.

Serviço:

O quê: Exposição Herança Africana na Arte Sacra Brasileira: Oratórios

             Acervo associado ao Museu do Oratório de Ouro Preto (MG) – Programação do ano Beleza Pura no CCVM.

Quando: de 11 de maio a 11 de Agosto.

Local: Centro Cultural Vale Maranhão, Av. Henrique Leal, 149, Praia Grande.

 

Entrada gratuita.

 

Texto disponível em: https://ccv-ma.org.br

 



Envie seu Comentário

Seu email não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

2 + 6 =



Implantação e Obra

134328-1_GDE LEIC MG para Site MUS
bndes
Apoio Financeiro
iphan ufmg2 ufmg1 rodrigomello
Parceiros de Implantação

Mantenedores

LOGO INSTITUTO CCR
Patrocínio Master
OI laranja Logo Cemig 1608
Patrocínio

Realização

LogoSite ICFG-MUS MINC HORIZONTAL 2016
SEC MG para site MO
Incentivo