O Núcleo de Ações Educativas do Museu de Sant’Ana, realiza a mediação do encontro entre o visitante e o acervo, contribuindo para a consolidação do espaço como centro de valorização, guarda, preservação e difusão do patrimônio. Considerando o patrimônio cultural como recurso educacional, turístico e de inclusão social, conforme preceitua o IPHAN/MINC em 2005, o objetivo é assegurar a todos os públicos a possibilidade de fruição do conjunto de peças que compõem o delicado acervo do MUS.

 

Assim, as ações educativas do Museu se destinam ao acolhimento do público, aqui entendido como composto por grupos de estudantes das escolas de Tiradentes e dos municípios vizinhos, visitantes espontâneos da comunidade e, também dos milhares de turistas que visitam a cidade cotidianamente. Tais ações são propostas visando transcender a mera recepção destes atores sociais, potencializando o encontro entre o público e o Museu de Sant´Ana.

 

As ações educativas são estruturadas por meio de uma prática reflexiva que contempla a realização de visitas mediadas pelo espaço expositivo, considerando as especificidades e diversidade cultural dos visitantes, com o objetivo de estimular uma verdadeira apreensão das peças expostas. Ações específicas são desenvolvidas para educadores, assim como, atividades pedagógicas para o público infantil, juvenil e adulto.